Capacitação de mediadores e conciliadores judiciais e extrajudiciais de acordo com a Resolução 125 do CNJ

Formulário de cursos

Curso intensivo presencial (2a a 6a feira):   a ser agendado

Curso aos sábados: Início próxima turma: a ser agendado, das 9h às 18hs, na sede do TASP Mooca (Av. Paes de Barros, 399, Mooca, São Paulo)

Temos também este curso na modalidade à distância. Curso Teórico 100% on line. Aulas ao vivo às segundas-feiras e terças-feiras, das 19h30 às 21h00. Entre em contato para mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Este curso é obrigatório para todos que pretendem atuar como mediadores e ou conciliadores nos CEJUSc ou fóruns estaduais. O curso também é importante na formação de mediadores e conciliadores que atuam em câmaras privadas. O TASP  É ENTIDADE CREDENCIADA PELO CNJ E TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO e também pela ENFAM (Veja abaixo).

A carga horária total é de 100 horas (40 horas de aulas teórico-práticas + 60 horas de estágio supervisionado). Após aprovado na parte teórica o aluno deverá fazer estágio nos CEJUSCs e juizados especiais. O estágio terá a supervisão do TASP e os alunos terão o prazo máximo de doze meses para conclusão.

A QUEM SE DESTINA: Curso livre para pessoas maiores de dezoito anos interessadas em conhecer e atuar como conciliador e/ou mediador no âmbito judicial ou privado. No âmbito judicial é exigido curso superior, em qualquer área, com dois anos de formado. A partir do 5º semestre de qualquer curso superior é possível atuar como conciliador judicial.

METODOLOGIA: Aulas presenciais, expositivas e interativas, com simulações de casos, exercícios de fixação, videos, referências bibliográficas e relatórios de estágio.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Participação nas aulas, assiduidade, testes do conhecimento adquirido, trabalho final.

FREQUÊNCIA: 100% das aulas teóricas e 60 horas de estágio, conforme determinação do CNJ - CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA.

Obs.: Envie e-mail manifestando seu interesse e entraremos em contato (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) ou     (11) 96705-7839.

O TASP reserva-se o direito de adiar turmas se não houver número mínimo de participantes.

Investimento: R$1.300,00 à vista ou R$1.400,00 em 6x no cartão.
Para reservar sua vaga precisamos que envie seus dados: nome completo, telefone e profissão para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou (11) 96705-7839.

Formas de pagamento: 

- Pelo Pagseguro, solicite o link

- Chave Pix: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

- Para pagamentos à vista precisamos que envie o comprovante de depósito (por e-mail ou WhatsApp).

- Para fazer o pagamento com cartão de crédito, a primeira parcela deverá ser depositada e o comprovante de depósito enviado. As outras parcelas serão passadas no cartão no primeiro dia do curso.

Informações para depósito: Banco Itaú, agência 0210, conta corrente No. 62260-1 em nome do Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo. CNPJ 02.483.038/0001-98.

Reconhecimento: O TASP é credenciado pelo NUPEMEC/ CNJ e pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo desde 2016.  A partir de outubro/17 também é reconhecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, ENFAM. Os critérios foram definidos pela Resolução Enfam n. 6/2016, com nova redação dada pela Resolução Enfam n. 3/2017, além dos conteúdos complementares exigidos pelos tribunais. O reconhecimento tem por objetivo assegurar que os cursos de formação de mediadores judiciais sejam oferecidos por escolas e instituições idôneas que tenham condições de cumprir as diretrizes estabelecidas pelo CNJ, pelos tribunais e pela Enfam.

Por isso, a escola ou instituição somente será reconhecida se comprovados os requisitos de habilitação jurídica, regularidade fiscal, qualificação técnica e infraestrutura adequada para realização dos cursos, todos definidos pela Resolução Enfam n. 6/2016, com nova redação dada pela Resolução Enfam n. 3/2017, além dos conteúdos complementares exigidos pelos tribunais.

São submetidas ao procedimento de reconhecimento as escolas e instituições, pessoa jurídica de direito público ou privado, que não integram o Poder Judiciário, bem como os órgãos de tribunais, a exemplo dos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nupemecs, e as escolas judiciais que optarem por realizar cursos de formação de mediadores judiciais. 

Veja notícia "Cadastro Nacional de Mediadores e Conciliadores entra em vigor" clicando aqui !

Veja abaixo o programa do curso com o conteúdo das aulas e o mini currículo dos professores.

EMENTA – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I - Teórico - 40 HORAS:

I - APRESENTAÇÃO DO TASP E DO CURSO - 2h00

● Apresentações: instituição; curso; corpo docente; corpo discente.

● Dinâmica de acolhimento e interação entre os alunos. 

II - A POLÍTICA JUDICIÁRIA NACIONAL DE TRATAMENTO ADEQUADO DE CONFLITOS - 2h00 

● Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos.

● Legislação brasileira. Projetos de lei. Lei dos Juizados Especiais. Resolução 125/2010 - CNJ.

● Novo Código de Processo Civil e a Lei de Mediação.

● A Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos.

● Objetivos: acesso à justiça, mudança de mentalidade, qualidade do serviço de conciliadores e mediadores. Estruturação - CNJ, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cejusc.

● A audiência de conciliação e mediação do novo Código de Processo Civil.

● Capacitação e remuneração de conciliadores e mediadores.

Bibliografia Básica:

AZEVEDO, André Gomma (org.) et alii, Manual de Mediação Judicial. Conselho Nacional da Justiça. Brasil, 2016.

GRINOVER, Ada Pellegrini; LAGRASTA NETO, Caetano; WATANABE, Kazuo (Coords.). Mediação e gerenciamento do Processo – Revolução na prestação jurisdicional. São Paulo: Ed. Atlas, 2007.

 

III -  ”CULTURA DE PAZ” E OS MASC’s - 1h00

● Cultura da Paz e Métodos de Solução de Conflitos.

● Panorama nacional e internacional.

● Autocomposição e Heterocomposição.

● Prisma (ou espectro) de processos de resolução de disputas: negociação, conciliação, mediação.

● Arbitragem, processo judicial, processos híbridos.

Bibliografia Básica:

AZEVEDO, André Gomma (org.) et alii, Manual de Mediação Judicial. Conselho Nacional da Justiça. Brasil, 2016.

GRINOVER, Ada Pellegrini; LAGRASTA NETO, Caetano; WATANABE, Kazuo (Coords.). Mediação e gerenciamento do Processo – Revolução na prestação jurisdicional. São Paulo: Ed. Atlas, 2007.

Bibliografia Complementar:

ARTONI, Elza Rebouças . Técnicas narrativas – Mediação no Judiciário Teoria na Prática  in: Técnicas narrativas na mediação, Org. Claudia Frankel Grosman e Helena Gurfinkel Mandelbaum  , São Paulo, Primavera Editorial, 2011; CATÃO, Ana Lucia. Mediação e Judiciário: problematizando fronteiras psi-jurídicas. Dissertação de Mestrado em Psicologia Social. PUC-SP, 2009. Disponível em: dominiopublico.org.br.

 IV - MASC’s: ÁREAS  E INTERDISCIPLINARIDADE - 3h00 

● Áreas de utilização da conciliação/mediação: Empresarial, familiar, civil (consumerista, trabalhista, previdenciária, etc.), penal e justiça restaurativa; o envolvimento com outras áreas do conhecimento.

● Interdisciplinaridade da mediação: Conceitos das diferentes áreas do conhecimento que sustentam a prática: sociologia, psicologia, antropologia e direito.

Bibliografia Básica:

AZEVEDO, André Gomma (org.) et alii, Manual de Mediação Judicial. Conselho Nacional da Justiça. Brasil, 2016. GRINOVER, Ada Pellegrini; LAGRASTA NETO, Caetano; WATANABE, Kazuo (Coords.). Mediação e gerenciamento do Processo – Revolução na prestação jurisdicional. São Paulo: Ed. Atlas, 2007. 

Bibliografia Complementar:

ARTONI, Elza Rebouças . Técnicas narrativas – Mediação no Judiciário Teoria na Prática  in: Técnicas narrativas na mediação, Org. Claudia Frankel Grosman e Helena Gurfinkel Mandelbaum  , São Paulo, Primavera Editorial, 2011. CATÃO, Ana Lucia. Mediação e Judiciário: problematizando fronteiras psi-jurídicas. Dissertação de Mestrado em Psicologia Social. PUC-SP, 2009. Disponível em: dominioaopublico.org.br.

V - TEORIA DA COMUNICAÇÃO E  TEORIA DOS JOGOS - 2h00

● Teoria da Comunicação / Teoria dos Jogos

● Axiomas da comunicação.

● Comunicação verbal e não-verbal.

● Escuta ativa.

● Comunicação nas pautas de interação e no estudo do inter- relacionamento humano: aspectos sociológicos e aspectos psicológicos.

● Premissas conceituais da autocomposição.

● Dinâmica: Dilema dos Prisioneiros.

 

Bibliografia Básica:

AZEVEDO, André Gomma (org.) et alii, Manual de Mediação Judicial. Conselho Nacional da Justiça. Brasil, 2016. FISHER, Roger; URY, William; PATTON, Bruce. Como chegar ao sim: a negociação de acordos sem concessões. Tradução de Vera Ribeiro e Ana Luiza Borges. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2005.

 

Filmografia: Mickey Olhos Azuis, 1999, diretor: Kelly Makin. Uma Mente Brilhante, 2002, diretor: Ron Howard.

VI - TEORIA DO CONFLITO E SISTEMA LEONARD RISKIN - 3h00

● Moderna Teoria do Conflito.

● Conceito e estrutura.

● Aspectos objetivos e subjetivos.

● Dinâmicas de conversa e de escuta.

 

Bibliografia Básica:

AZEVEDO, André Gomma (org.) et alii, Manual de Mediação Judicial. Conselho Nacional da Justiça. Brasil, 2016. GRINOVER, Ada Pellegrini; LAGRASTA NETO, Caetano; WATANABE, Kazuo (Coords.). Mediação e gerenciamento do Processo – Revolução na prestação jurisdicional. São Paulo: Ed. Atlas, 2007.

Bibliografia Complementar:

FISHER, Roger; URY, William; PATTON, Bruce. Como chegar ao sim: a negociação de acordos sem concessões. Tradução de Vera Ribeiro e Ana Luiza Borges. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2005. 

VI - NEGOCIAÇÃO BÁSICA - 3h00

● Conceito: Integração e distribuição do valor das negociações.

● Técnicas básicas de negociação (a barganha de posições; a separação de pessoas de problemas; concentração em interesses; desenvolvimento de opções de ganho mútuo; critérios objetivos; melhor alternativa para acordos negociados).

● Técnicas intermediárias de negociação (estratégias de estabelecimento de rapport; transformação de adversários em parceiros; comunicação efetiva).

● Dinâmicas de negociação.

Bibliografia Básica:

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 9. Ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2006.

AZEVEDO, André Gomma (org.) et alii, Manual de Mediação Judicial. Conselho Nacional da Justiça. Brasil, 2016. FISHER, Roger; URY, William; PATTON, Bruce. Como chegar ao sim: a negociação de acordos sem concessões. Tradução de Vera Ribeiro e Ana Luiza Borges. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2005.

 Bibliografia Complementar:

AZEVEDO, André Gomma (org.) Estudos em Arbitragem, Mediação e Negociação, Vol. 3. Brasília: Ed. Grupos de Pesquisa, 2004. SIX, Jean-François, Dinâmica da Mediação, tradução de Giselle Groeninga de Almeida, Águida Arruda Barbosa e Eliana Riberti Nazareth, Ed. Del Rey, 2001. VASCONCELOS, Carlos Eduardo. Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas. 4ª ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2015. 

V - ETAPAS E TÉCNICAS DE CONCILIAÇÃO - 4h00 

● Conceito e filosofia. Conciliação judicial e extrajudicial.

● Técnicas (recontextualização, identificação das propostas implícitas, afago, escuta ativa, espelhamento, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade).

● Etapas (planejamento da sessão, apresentação ou abertura, esclarecimentos ou investigação das propostas das partes, criação de opções, escolha da opção, lavratura do acordo).

Bibliografia Básica:

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 9. Ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2006.

ALMEIDA, Tania. Caixa de Ferramentas em Mediação. Rio de Janeiro: Dash Editora, 2014.

AZEVEDO, André Gomma (org.) et alii, Manual de Mediação Judicial. Conselho Nacional da Justiça. Brasil, 2016. CALMON, Petrônio. Fundamentos da mediação e da conciliação. Rio de Janeiro: Forense, 2007. FERRAZ, Eduardo. Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa. São Paulo: Gente, 2015. LEDERACH, John Paul. Transformação de Conflitos – Editora Palas Athena, 2011. MALUF, Clóvis Antonio ; MIRANDA, Maria Bernadete, Curso Teórico e Prático de Mediação Conciliação e Arbitragem, GZ Editora, 2013. MOORE, Christopher W. O processo de Mediação. Estratégias Práticas para a Resolução de Conflitos,  Artmed   Porto Alegre: Ed. Artes Médicas,1998.

VI - PRÁTICA EM CONCILIAÇÃO  - 4h00 

● Simulado de Conciliação.

 

Bibliografia Básica:

VASCONCELOS, Carlos Eduardo. Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas. 4ª ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2015.

FIORELLI, José Osmir. Mediação e Solução de Conflitos: Teoria e Prática. 1ªed., 2008, São Paulo Atlas.

VII - ETAPAS E TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO - 4h00 

● Definição e conceitualização. Conceito e filosofia. Mediação judicial e extrajudicial, prévia e incidental.

● Etapas - Pré-mediação e Mediação propriamente dita (acolhida, declaração inicial das partes, planejamento, esclarecimentos dos interesses ocultos e negociação do acordo).

● Técnicas ou ferramentas (co-mediação, recontextualização, identificação das propostas implícitas, formas de perguntas, escuta ativa, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade ou reflexão).

Bibliografia Básica:

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 9. Ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2006.

ALMEIDA, Tânia- Caixa de Ferramentas em Mediação: aportes práticos e teóricos . São Paulo, 2013. AZEVEDO, André Gomma (org.) et alii, Manual de Mediação Judicial. Conselho Nacional da Justiça. Brasil, 2016. MOORE, Christopher W., O Processo de Mediação - Estratégias Práticas para a Resolução de Conflitos,  Artmed   Porto Alegre: Ed. Artes Médicas,1998.

VIII - PRÁTICA EM MEDIAÇÃO - 4h00 

● Simulado de Mediação.

 

Bibliografia Básica:

VASCONCELOS, Carlos Eduardo. Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas. 4ª ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2015.

FIORELLI, José Osmir. Mediação e Solução de Conflitos: Teoria e Prática. 1ªed., 2008, São Paulo Atlas.

IX - O PAPEL DO CONCILIADOR E O CÓDIGO DE ÉTICA  - 2h00 

● O papel do conciliador/mediador e sua relação com os envolvidos (ou agentes) na conciliação e na mediação.

● Os operadores do direito (o magistrado, o promotor, o advogado, o defensor público, etc) e a conciliação/mediação.

● Técnicas para estimular advogados a atuarem de forma eficiente na conciliação/mediação.

● Contornando as dificuldades: situações de desequilíbrio, descontrole emocional, embriaguez, desrespeito.

● O terceiro facilitador: funções, postura, atribuições, limites de atuação. Código de Ética - Resolução CNJ 125/2010.

Bibliografia Básica:

AZEVEDO, André Gomma (org.) et alii, Manual de Mediação Judicial. Conselho Nacional da Justiça. Brasil, 2016. Novo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (O.A.B.) – Resolução nº 2/2015.

Bibliografia Complementar:
REALE, Miguel, Introdução à Filosofia, Editora Saraiva, 4ª edição, 2007. GABBAY, Daniela Monteiro, Mediação & Judiciário no Brasil e nos EUA, Ed Gazeta Jurídica, 2013.

X - REDAÇÃO DO ACORDO - 2h00 

● Finalização da conciliação ou mediação.

● Formalização do acordo.

● Dados essenciais do termo de conciliação (qualificação das partes, número de identificação, natureza do conflito...).

● Redação do acordo: requisitos mínimos e exequibilidade.

● Encaminhamentos e estatística.

Bibliografia Básica:
NELSON NERY JR, Rosa M. de Andrade Nery, Comentários ao Código de Processo Civil, Novo CPC – Lei 13.105/2015, Ed. Revista dos Tribunais

MIRANDA, Maria Bernadete e MALUF, Clóvis Antônio, Curso Teórico e Prático de Mediação Conciliação e Arbitragem, GZ Editora, 2013.

Bibliografia Complementar:
GABBAY, Daniela Monteiro, Mediação & Judiciário no Brasil e nos EUA, Ed Gazeta Jurídica, 2013. NOLAN-HALEY, Jacqueline M., Alternative Dispute Resolution, Thomson West, 2008. SIMIONATO, Monica; Liderança para Advogados, Ed. Saraiva, 2013.

 XI -  ESTÁGIO E AVALIAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA - 1h30

  • Avaliação de conhecimento do conteúdo teórico-prático (entrega de trabalho)
  • Informações gerais sobre os critérios para realização do estágio.
  • Entrega da declaração de conclusão do módulo teórico.

 

 Módulo II- PRÁTICO:

I - DOCENTE: Instrutor Edson Edgar Batista, Instrutora Silvia Hidalgo, Instrutora Patrícia Clélia de Carvalho

Mínimo exigido pelo CNJ - Conselho Nacional de Justiça de 60 (sessenta) horas de estágio desempenhando, necessariamente, as funções de observador, co-conciliador ou co-mediador e  conciliador ou mediador.

II - LOCAL:  CEJUSCs - Centros Judiciários de Solução de Conflito e Cidadania, Juizados Especiais regidos pela Lei 9.099/95.

III - CRITÉRIO PARA CUMPRIMENTO DO ESTÁGIO:

● 20 horas na função de observador;

● 20 horas na função de co-conciliador ou co-mediador;

● 20 horas na função de conciliador ou mediador;

● Relatório do trabalho realizado em todas as sessões da qual tenha participado, quer como observador, co-conciliador ou co-mediador e/ou conciliador ou mediador. Os relatórios deverão conter impressões e comentários relativos à utilização das técnicas aprendidas e aplicadas;(anexo)

● Relatórios contendo os números dos processos, tempo de duração das sessões com assinatura do conciliador/mediador judicial.(anexo)

● A cada 20 horas o aluno deverá apresentar os relatórios para o Professor responsável.

● Ao final das 60 horas, será aberta uma planilha no Excel para computar o controle de horas. Os relatórios serão analisados pelo professor responsável que verificará se as respostas estão de acordo com o solicitado, em caso de deferimento é emitido o certificado de conclusão do curso, e em caso de indeferimento, o aluno é informado das correções necessárias e será concedido um prazo para que o aluno faça mais horas.

IV- Supervisão: A supervisão será feita pelo Instrutor Edson Edgar Batista e pelas Instrutoras Silvia Hidalgo, Patrícia Clélia Coelho de Carvalho. Turma com até 20 alunos a supervisão será realizada pelo Instrutor Edson Edgar Batista. Turma com 40 alunos a supervisão será dividida com as Instrutoras Silvia Hidalgo e Patrícia Clélia Coelho de Carvalho, ficando 10 alunos para cada Instrutor.

 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Avaliação: O aluno deverá ter 100% de presença nas aulas, ter participação nas aulas, testes do conhecimento, prova final a ser realizada no final do curso onde o aluno deverá atingir a nota mínima 7.

Certificado: O certificado de conclusão do curso básico de capacitação para atuação judicial será emitido após a entrega dos relatórios referentes a todas as sessões das quais o aluno participou e cumprido o número mínimo de 60 (sessenta) horas. Fica ressalvada, caso necessária, a solicitação de relatórios complementares .

 ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO CURSO

O acompanhamento do curso é feito por lista de presença que precisa ser assinada a cada duas horas de aula.

Ao final de cada curso será entregue ao aluno uma avaliação de reação do curso.

 

Professores: 

Nome:

 JOSÉ CELSO MARTINS *

Formação

Direito e Pedagogia

Prática

(*) Coordenador Pedagógico do TASP.

Disciplinas

MASCs: Áreas e Interdisciplinaridade;

Explicação do Estágio;

Avaliação Teórico-Prática

Currículo

Plataforma lattes http://lattes.cnpq.br/7572447968259384  
Profissão: Advogado, Pedagogo, Contador, Professor Universitário.
Graduação: Direito pela Faculdade Braz Cubas (1983). Pedagogia pela UNIFAI – Centro Universitário Assunção (1988). 
Especializações: Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Título: A utilização da Arbitragem na resolução dos conflitos trabalhistas (2001). Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Ensino a distância pela Universidade Federal Fluminense, UFF (2014). Título: Gestão de Cursos a distância: Modelos pedagógicos. Especialização em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. (1986)
Capacitações: Mediador credenciado em 2005 pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Mediador e árbitro no Centro de mediação e arbitragem de São Paulo desde 1998, com participação em mais de 5.000 processos. Sócio fundador do Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo (1988).
Experiência como docente em cursos na área: Professor de mediação e arbitragem desde 1998 no Centro de Mediação e arbitragem de São Paulo. Professor de direito empresarial e mediação e arbitragem da Faculdade de Direito da Universidade Metodista de São Paulo desde 2003. Palestrante e conferencista convidado pela OAB e entidades como CRECI, SCiesp, Universidades e faculdades. Professor dos cursos de pós-graduação da Universidade Potiguar (NATAL/RN) e da ESAMC (Sorocaba).
Produção acadêmica: Autor do livro “Arbitragem, Mediação e Conflitos Coletivos do Trabalho”. São Paulo : Ed. do autor, 2005. Autor de diversos artigos publicados em revistas científicas e profissionais. Cinco últimos artigos publicados: 1. “O Brasil no mundo do trabalho”. JTB. Jornal Trabalhista Consulex. , v.31, p.3 6, 2014. 2. “Direito do trabalho: Direito individual ou coletivo?”. JTB. Jornal Trabalhista Consulex. , v.01, p.4 07,2013. 3. “Direito do trabalho. Direito individual ou coletivo?”. RDT (Brasília). , v.01, p.03 05, 2012. 4. “Da intervenção do Estado na economia”. Revista do Curso de Direito da Universidade Metodista de São Paulo. , v.1, p.9 30, 2011. 5. “O "analfabetismo" trabalhista”. RDT (Brasília). , v.9, p.06 07, 2009.

 

Nome

EDSON EDGARD BATISTA *

Formação

Direito, (*) Instrutor e  Supervisor pelo CNJ.

Prática

Conciliador/Mediador no TJ/SP, desde 2011.

Disciplinas

Etapas e Técnicas de Conciliação, Prática em Conciliação;

Supervisão de Estágio

Currículo

Plataforma lattes http://lattes.cnpq.br/9588523032486209
Profissão: Servidor Público-TJ/SP(Cargo: Supervisor); Gestor Ambiental; Gestor Público; Professor Universitário em pós-graduações.
Graduação: Bacharel em Direito – Unitoledo Araçatuba-SP Títulos acadêmicos: Mestre em Direito Processual/Unitoledo-Araçatuba-SP-2007.
Especializações: Especialização em Gestão Ambiental-Universidade Federal de São Carlos (2008); Especialização em gestão Pública-Universidade Federal de Santa Catarina(2012).
Capacitações Conselho Nacional de Justiça: Instrutor e Supervisor em Conciliação e Mediação Judicial (Conselho Nacional de Justiça – 2015), Mediação Familiar e Arbitragem pela Escola Paulista de Magistratura (2012/2013).
Atuação como conciliador/mediador voluntário no TJ/SP: Atua desde 2011 no sistema dos Juizados Especiais Cíveis. 
Experiência como docente em cursos na área: Conciliação e Mediação Judicial, Mediação Familiar pelo IPROMESC (Instituto de Profissionais em Métodos de Solução de Conflitos) e pelo sistema de Formação de Mediadores/Conciliadores do Conselho Nacional de Justiça.
Produção acadêmica: Articulista da Revista Realidade Tributária. Obra conjunta da Revista de Mestrado da Unitoledo-SP.

 

Nome

ELVIRA MARIA LEME *

Formação

Psicologia,  (*) Supervisora pelo CNJ.

Prática

Conciliadora/Mediadora do TJSP, desde 2008.

Disciplinas

Etapas e Técnicas de Mediação, Prática em Mediação

Currículo

Plataforma lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730678Z9
Profissão: psicóloga, psicoterapeuta e perita judicial.
Graduação: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1979 (CRP-06/8586). 
Títulos acadêmicos: Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP em 1998.
Especializações: Especialista em Psicologia Clínica e Educacional (CRP-SP), Cinesiologia Psicológica (Instituto Sedes Sapientiae - SP); Professional Training em Abordagem de Resolução Traumática (Somatic Experiencing SE-Brasil da Foundation for Human Enrichment-USA).
Capacitações Conselho Nacional de Justiça: Capacitada em Conciliação e Mediação Judicial, Mediação Familiar e Arbitragem pela Escola Paulista de Magistratura; participou do curso de Formação de Supervisores em Mediação e em Conciliação e da I Formação de Instrutores em Oficina de Divórcio e Parentalidade pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Atuação como conciliadora/mediadora voluntária no TJ/SP: Atua desde janeiro de 2008 na 1ª instância e no pré-processual família e cível do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Central da Comarca da Capital. 
Experiência como docente em cursos na área: Conciliação e Mediação Judicial, Mediação Familiar, Mediação Comunitária e Escolar pelo IPROMESC (Instituto de Profissionais em Métodos de Solução de Conflitos) e UMAPAZ (Universidade do Meio Ambiente e Cultura da Paz da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo).
Produção acadêmica: Co-autora dos livros Corpo em Jung: Estudos em Calatonia e Práticas Integrativas (Vetor, 2012) e Criatividade: uma busca interdisciplinar (Ed. Unesp, 1998)

 

Nome:

CLÁUDIA REGINA CHAVES DE ALMEIDA FARABELLO

Formação

Letras

Prática

Corregedoria Geral de Justiça.                                    

Disciplinas

Teorias: Comunicação, dos Jogos e do Conflito; Negociação.

Currículo

Pós-Graduação “Lato Sensu” – Especialização em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos”. EPM–Escola Paulista da Magistratura, São Paulo, 2016-2017;

Pós-graduação – MBA – Gestão  Pública, Universidade Anhanguera, São Paulo, 2016 – 2017;

Formação de Instrutores em Mediação para a Justiça Estadual.

Formação CNJ / EPM–Escola Paulista da Magistratura, São Paulo, 2015.

Formação e Aperfeiçoamento de Mediadores e Conciliadores. CNJ / EPM–Escola Paulista, 2015.

Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa, FE–USP–Universidade  de São Paulo, 2011.

Graduação em Letras, FFLCH–USP–Universidade de São Paulo, 2011.

 

Nome:

CLÁUDIA VIRGÍNIA MARTINS MARINI DE OLIVEIRA

Formação

Psicologia

Prática

Mediadora em Câmara Privada

Disciplinas

Etapas e Técnicas de Mediação, Prática em Mediação.

 

Psicóloga formada pela Universidade São Marcos. Especialização em Terapia de Regressão pelo Instituto HPG- Hermínia Prado Godoi. Pós-graduada em Constelações Sistêmicas Familiares pela USCS – Universidade São Caetano do Sul. Coach Sistêmica pela Ápice Desenvolvimento Humano.Analista Corporal e Comportamental formada pelo OCE-O Corpo Explica. Practitioner em Programação Neurolinguistica pelo IBST – Soluções e Treinamentos. Sócia e Mediadora do TASP- Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo, Mediadora Judicial pelo CNJ. Participação no I° Congresso Hellinger de Direito Sistêmico e I° Congresso de Direito Sistêmico e Constelações da OAB/SP, além de diversos cursos de extensão e palestras de Direito Sistêmico e Constelações Familiares.

  

Nome:

PATRÍCIA CLÉLIA COELHO DE CARVALHO

Formação

Direito,  Instrutora certificada pelo CNJ.

Prática

Conciliadora/Mediadora no TJ/SP, desde 2012.

Disciplinas

Todas do curso básico.

Currículo

Plataforma lattes Link Lattes http://lattes.cnpq.br/1762356321205762

Instrutora em mediação certificada pelo CNJ - Conselho Nacional de Justiça

Presidente da Comissão de Mediação da OAB Jabaquara SP

Mediadora e Conciliadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Tribunal de Justiça de São Paulo- SP; áreas Cível, Consumidor e Família desde 2012;

Advogada; atuante nas áreas securitária, família e trabalhista

Coordenou do Núcleo de Acordos do Escritório VLM Advogados

Coordenadora pedagógica do curso em mediação privada LFG

Pós graduada na PUC em Mediação: Intervenções Sistêmicas para Resolução de Conflitos e Disputas em Diferentes Contextos (2015);

Pós-graduada em Direito público (2008);

Mediadora certificada pelo ICFML – Instituto de certificação e formação de mediadores Lusófonos (2015);

Membro do CONIMA (Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem);

Coordenadora do Curso de Capacitação de Mediação e Conciliação judicial  da ESA– Escola Superior da Advocacia – subseção Jabaquara SP e OAB Jabaquara

Conciliadora e Mediadora Capacitada pela Escola Superior da Advocacia da OAB/SP;

Capacitada em Mediação pelo De família – Estratégias para Famílias Empresárias (SP) e Centro de Mediación Mediaras (Buenos Aires – AR);

Mediadora de conflitos em relações entre Condôminos e Vizinhos Profissão: Advogada e Mediadora Judicial -TJ/SP;

 

 

Nome:

SILVIA WISA SERVOS TABACOW HIDAL

Formação

Farmácia Bioquímica,  Instrutora certificada pelo CNJ.

Prática

Conciliadora/Mediadora no TJ/SP, desde 2013.

Disciplinas

Todas do curso básico.

Currículo

Plataforma lattes Link Lattes http://lattes.cnpq.br/0069418560736483 

Possui o título “Executive Master de Estudios Avanzados em Mediación y Negociación” pelo Institut Universitaire Kurt Bösch, Université Genève, Asociación Civil Programas de Postgrado (APEP).  Na        Harvard Law School, Program on Negotiation, Cambridge, MA,          cursou em 2018 o Advanced Mediation: Mediating Complex Disputes,  David Hoffman, Lawrence Susskind, Susan Podziba, Audrey Lee, and Samuel “Mooly” Dinnar .        

Em 2008, fez o seu primeiro Curso de Mediação com Ron Kelly em Berkeley, na University of California e o Workshop para casais no The Gottman Institute em Seattle. No Brasil, participou do curso IMAB com o Dr. Adolfo Braga e, em 2011, começou a atuar no Centro de Cidadania da Mulher em Santo Amaro, SP.

 Atualmente, trabalha como mediadora e conciliadora no Cejusc Central da Barra Funda e no de Butantã, no TJSP , e no MP, em Santo Amaro, no Projeto para idosos e pessoas com necessidades especiais que possam estar em situação de risco. Participa, também, das Semanas Nacionais da Conciliação e em Campanhas TJ Concilia.  É expositora de Oficinas de Parentalidade no TJSP e na UNINOVE. Atua como instrutora e supervisora do Curso de Mediação Judicial do CNJ.  Foi tutora no CEAD/UnB do 1o Curso de Básico de Mediação EAD e dos 1o e 2o Cursos de Resolução Consensual de Conflitos Coletivos envolvendo Políticas Públicas.  Em 2017, publicou o seu livro “Métodos de exposição de conteúdo e de avaliação em EAD”.  

 

 

Nome:

GLAUCIA GUISSO FERNANDES

Formação

Direito.

Prática

Conciliadora/Mediadora no TJ/SP.

Disciplinas

Teorias: Comunicação, dos Jogos e do Conflito; Negociação;

Etapas e Técnicas de Mediação, Prática em Mediação

O Papel do Conciliador e o Código de Ética; Redação de Acordo

Currículo

Plataforma lattes Link Lattes http://lattes.cnpq.br/7328948180866844

Graduada em Direito (USJT). Advogada. Graduada em Licenciatura Plena na Área de Direito e Treinamento (USJT). Mestre em Direitos Difusos e Coletivos (UNIMES). Especialista em Direito Empresarial (USJT). Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil (EPD). Extensão em Arbitragem (TASP). Professora de Direito na Universidade Nove de Julho e no Centro Paula Souza (ETECs). Gestora de Conflitos, Conciliadora e Mediadora. Foi instrutora da Comissão de Estudos da Oratória Forense da OAB/SP Central. Colaboradora da Comissão de Conciliação e Mediação da OAB/SP (subseção Ipiranga). Coautora do Livro Manual de Ética Profissional e Estatuto da OAB (abordagem completa: Ética dos advogados, conciliadores, mediadores e servidores públicos). Coautora e autora em outras obras e artigos. Lecionou na Escola Superior de Advocacia, subseção Ipiranga. Relatora na Quinta Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP Central. Especializada em Constelações Familiares, Método Bert Hellinger pela USCS.

 

 

Nome:

NEUSA MARIA ARRUDA

Formação

Direito.

Prática

Conciliadora/Mediadora no TJ/SP.

Disciplinas

Teorias: Comunicação, dos Jogos e do Conflito; Negociação;

Etapas e Técnicas de Mediação, Prática em Mediação

Currículo

Plataforma lattes: http://lattes.cnpq.br/7921961815568570

Graduação: Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com especialização em direito empresarial (FDUSP, 1989). Licenciada em Direito pelo Programa Especial de Formação de Docentes (IFSULDEMINAS, 2014).

Capacitações:

Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias – Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB, 2003)

Formação de Secretários de Procedimentos das Câmaras de Mediação e Arbitragem – Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE, 2004)

Curso Básico de Mediação e Arbitragem – Câmara de Mediação e Arbitragem de Minas Gerais (TASP-MG, 2005)

Mediação e Arbitragem nos Conflitos Coletivos e Individuais do Trabalho - Câmara de Mediação e Arbitragem de Minas Gerais (TASP-MG, 2005)

Solução Extrajudicial de Controvérsias pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Minas Gerais (OAB/MG, 2010);

Introdução em Mediação e Arbitragem pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE, 2011);

Curso de Capacitação de acordo com a Resolução nº 125/2010 do CNJ pelo Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo (TASP, 2018).

Experiência profissional na área não adversarial: Atua desde 2005 como mediadora e árbitra e desde 2017 integra o Corpo de Especialistas do Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo – TASP.

Experiência como docente em cursos na área: Curso básico de Capacitação em Conciliação e Mediação de acordo com a Resolução nº 125/2010 do CNJ pelo TASP (Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo). Instrutora de Mediação e Arbitragem no Projeto Núcleo de Mediação Comunitária Cultura da Paz – IFSULDEMINAS; Instrutora do Projeto Mediação Escolar e Prevenção ao Uso de Drogas. Co-autora do livro “Retratos de conflitos existentes em uma comunidade brasileira e a proposta de solução de conflitos” (2016).

 

 

Nome:

WALTER FURNALETE

Formação

Administração de Empresas/ Biologia

Prática

Conciliadora/Mediadora no TJ/SP, desde 2011.

Disciplinas

Teorias: Comunicação, dos Jogos e do Conflito; Negociação;

Etapas e Técnicas de Mediação, Prática em Mediação

O Papel do Conciliador e o Código de Ética; Redação de Acordo.

Currículo

Conciliação/Mediação/Negociação – EPM/CNJ Res. 125

 Mediação Judicial – CNJ

 Supervisão em Mediação – CNJ

 Instrutor de Mediação Judicial – EPM/CNJ

 Mediação em Direitos Humanos – UMAPAZ

 Mediação Empresarial – IPROMESC

Arbitragem – TASP

Mediação de Idosos e Portadores de Deficiências - EPM

Effective Negotiating – Karrass Institute/Harvard (1975)

Negotiating Game – Karrass Institute/Columbia (1976)

e:

WILLIAM WAGNER PEREIRA DA SILVA

Formação

Direito

Prática

Conciliador/Mediador do TJSP, desde 2006.

Disciplinas

O Papel do Conciliador e o Código de Ética;

Redação do Acordo

Currículo

Profissão: contabilista e advogado.
Graduação: Colégio Anchieta e Universidade Braz Cubas – S.P. 
Títulos acadêmicos: Possui vários títulos de aperfeiçoamento e/ou extensão universitária nos segmentos ou áreas do direito em que atua.
Especializações: Especialista em Direito Eleitoral, Mediação e Conciliação pela Faculdade de Direito de São Bernardo; especialista em Política e Estratégia pela ADESG/ESG; e várias outras especializações diversos envolvendo direito comercial, tributário, cível, arbitragem, mediação, conciliação e direito administrativo, conquistadas ao longo de 32 anos de profissão.
Capacitação: Capacitado pelo C.N.J. e T.J.S.P. para a desenvoltura da Conciliação e Mediação Judicial.
Atuação Profissional e Social: Advoga há mais de 3 décadas na Comarca de São Bernardo do Campo – S.P., com banca própria, desempenha funções de mediador e conciliador em Câmaras Públicas e Privadas, bem como é árbitro há tempos, leciona em cursos de capacitação de mediadores e conciliadores judiciais; é palestrante acerca de temas diversificados, principalmente voltados aos Meios Alternativos para a Solução de Conflitos; preside a Associação dos Advogados de São Bernardo do Campo; presidiu por 2 gestões o Rotary Club Rudge Ramos – S.B.C.; e, ex-diretor da Associação Comercial e Industrial de S.B.Campo – ACISBEC; fundou e presidiu a Associação Comunitária Pró-Vigilância, foi ouvidor da O.A.B. Subsecção de São Bernardo do Campo onde atualmente é presidente da Comissão de Eventos e Cultura; atuou como Conselheiro Comunitário e participou de colegiado relativo ao Fundo de Assistência ao Trânsito do Município de S.B.Campo; foi membro da Comissão de Meio Ambiente da O.A.B. Secção São Paulo; compôs por anos a Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da O.A.B./S.P.; compõe o Corpo de Conciliadores, em Segunda Instância, do CEJUSC – T.J.S.P., há quase dez anos e compôs por longo tempo o Conselho de Segurança – CONSEG, afeto à área do Rudge Ramos – S.B.Campo – S.P.
Experiência como docente em cursos na área: Leciona Conciliação e Mediação Judicial pelo IPROMESC (Instituto de Profissionais em Métodos de Solução de Conflitos) e I.I.I. (Instituto IPSO IURE); é palestrante e incentivador da utilização de Meios Alternativos para Solução de Conflitos Sociais conforme a nova política do C.N.J. e Tribunais desta nação.
Produção acadêmica: Articula artigos em jornais, revistas e sempre participa de entrevistas envolvendo temas do direito, da área fiscal, contábil, ética profissional e MASC’s.

 

1.6.2. ETAPA II- Estágio Supervisionado

Nome

EDSON EDGARD BATISTA *

Formação

Direito, (*) Instrutor e  Supervisor pelo CNJ.

Prática

Conciliador/Mediador no TJ/SP, desde 2011.

Disciplinas

Supervisão de Estágio

Currículo

Plataforma lattes http://lattes.cnpq.br/9588523032486209
Profissão: Servidor Público-TJ/SP(Cargo: Supervisor); Gestor Ambiental; Gestor Público; Professor Universitário em pós-graduações.
Graduação: Bacharel em Direito – Unitoledo Araçatuba-SP Títulos acadêmicos: Mestre em Direito Processual/Unitoledo-Araçatuba-SP-2007.
Especializações: Especialização em Gestão Ambiental-Universidade Federal de São Carlos (2008); Especialização em gestão Pública-Universidade Federal de Santa Catarina(2012).
Capacitações Conselho Nacional de Justiça: Instrutor e Supervisor em Conciliação e Mediação Judicial (Conselho Nacional de Justiça – 2015), Mediação Familiar e Arbitragem pela Escola Paulista de Magistratura (2012/2013).
Atuação como conciliador/mediador voluntário no TJ/SP: Atua desde 2011 no sistema dos Juizados Especiais Cíveis. 
Experiência como docente em cursos na área: Conciliação e Mediação Judicial, Mediação Familiar pelo IPROMESC (Instituto de Profissionais em Métodos de Solução de Conflitos) e pelo sistema de Formação de Mediadores/Conciliadores do Conselho Nacional de Justiça.
Produção acadêmica: Articulista da Revista Realidade Tributária. Obra conjunta da Revista de Mestrado da Unitoledo-SP.

 

1.6.3. Coordenação Pedagógica do Curso

Nome:

 JOSÉ CELSO MARTINS *

Formação

Direito e Pedagogia

Prática

(*) Coordenador Pedagógico do TASP.

Disciplinas

MASCs: Áreas e Interdisciplinaridade;

Explicação do Estágio;

Avaliação Teórico-Prática

Currículo

Plataforma lattes http://lattes.cnpq.br/7572447968259384 
Profissão: Advogado, Pedagogo, Contador, Professor Universitário.
Graduação: Direito pela Faculdade Braz Cubas (1983). Pedagogia pela UNIFAI – Centro Universitário Assunção (1988). 
Especializações: Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Título: A utilização da Arbitragem na resolução dos conflitos trabalhistas (2001). Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Ensino a distância pela Universidade Federal Fluminense, UFF (2014). Título: Gestão de Cursos a distância: Modelos pedagógicos. Especialização em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. (1986)
Capacitações: Mediador credenciado em 2005 pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Mediador e árbitro no Centro de mediação e arbitragem de São Paulo desde 1998, com participação em mais de 5.000 processos. Sócio fundador do Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo (1988).
Experiência como docente em cursos na área: Professor de mediação e arbitragem desde 1998 no Centro de Mediação e arbitragem de São Paulo. Professor de direito empresarial e mediação e arbitragem da Faculdade de Direito da Universidade Metodista de São Paulo desde 2003. Palestrante e conferencista convidado pela OAB e entidades como CRECI, SCiesp, Universidades e faculdades. Professor dos cursos de pós-graduação da Universidade Potiguar (NATAL/RN) e da ESAMC (Sorocaba). 
Produção acadêmica: Autor do livro “Arbitragem, Mediação e Conflitos Coletivos do Trabalho. São Paulo : Ed. do autor, 2005 p.177”. Autor de diversos artigos publicados em revistas científicas e profissionais. Cinco últimos artigos publicados: 1. “O Brasil no mundo do trabalho”. JTB. Jornal Trabalhista Consulex. , v.31, p.3 6, 2014. 2. “Direito do trabalho: Direito individual ou coletivo?”. JTB. Jornal Trabalhista Consulex. , v.01, p.4 07,2013. 3. “Direito do trabalho. Direito individual ou coletivo?”. RDT (Brasília). , v.01, p.03 05, 2012. 4. “Da intervenção do Estado na economia”. Revista do Curso de Direito da Universidade Metodista de São Paulo. , v.1, p.9 30, 2011. 5. “O "analfabetismo" trabalhista”. RDT (Brasília). , v.9, p.06 07, 2009.

Formulário de cursos